Cultura
Lula celebra Oscar histórico de "Ainda Estou Aqui" e exalta trabalho de toda a equipe do filme
Para o presidente, premiação é reconhecimento do trabalho de todos os envolvidos nessa obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo.
Seg, 03 Março de 2025 | Fonte: Secom

Em pleno domingo de Carnaval, as três indicações ao Oscar de “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, mobilizaram brasileiros de todo o país a torcerem pelo filme nacional. Em clima de Copa do Mundo, famílias se reuniram em frente à TV, em casa, ou em multidões, nas ruas, em meio à folia, para acompanhar a cerimônia realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia (EUA). Ao lado da primeira-dama, Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um desses brasileiros que vibraram com a conquista inédita do Oscar de Melhor Filme Internacional.
“Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, escreveu o presidente em uma rede social. “O Oscar de Melhor Filme Internacional para ‘Ainda Estou Aqui’ é o reconhecimento do trabalho de Walter Salles e toda equipe, de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, Selton Mello, do Marcelo Rubens Paiva e família e todos os envolvidos nessa extraordinária obra que mostrou ao Brasil e ao mundo a importância da luta contra o autoritarismo. Parabéns! Viva o cinema brasileiro, viva ‘Ainda Estou Aqui’”, prosseguiu.
Lula exaltou o trabalho da atriz Fernanda Torres, que concorreu ao Oscar na categoria Melhor Atriz. “Querida Fernanda, você honrou o Brasil com sua brilhante atuação em ‘Ainda Estou Aqui’ e encantou o mundo todo vivendo a grande Eunice Paiva. Receba um abraço e um beijo carinhoso meu e da Janja.”
Além de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, ‘Ainda Estou Aqui’ foi indicado ao prêmio de Melhor Filme da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.
O longa brasileiro narra a trajetória de Eunice Paiva, que teve o marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, levado de casa em 1971 e morto pela ditadura militar. O percurso dela e de sua família em busca de informações sobre o que realmente ocorreu se tornou símbolo da luta pela verdade e pela defesa dos direitos humanos. O roteiro tem como base o livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do casal.
ORGULHO – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também celebrou a conquista de ‘Ainda Estou Aqui’, na madrugada desta segunda-feira (3), ressaltando que os brasileiros pararam para assistir, em meio ao Carnaval, o reconhecimento do filme e do que ele representa.
“O Oscar de Melhor Filme Internacional recebido por ‘Ainda Estou Aqui’ é de todo o mérito de Walter Salles, Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro e equipe, a quem cumprimento pela vitória. Um orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que, em meio ao Carnaval, pararam para assistir nosso país ser reconhecido mundialmente pela sua arte e pela defesa dos valores democráticos, tão bem representados pela família Paiva”, afirmou Alckmin.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parabenizou Fernanda Torres e Walter Salles, também destacando o orgulho pela conquista. “É do Brasil! Parabéns, Fernanda! Parabéns, Walter! O filme ‘Ainda Estou Aqui’ faz história e leva o Oscar de Melhor Filme Internacional. Orgulho nacional.”
Em nota conjunta, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Cultura (MinC) cumprimentaram Salles e toda a equipe de ‘Ainda Estou Aqui’ pela premiação como Melhor Filme Internacional. Felicitaram também Fernanda Torres pela histórica indicação na categoria de Melhor Atriz.
“A premiação reflete a excelência do cinema brasileiro, ampliando sua projeção no cenário internacional. Além disso, reforça o indispensável papel da cultura como instrumento de memória e de reflexão, destacando a importância da proteção e da promoção dos direitos humanos e da democracia como valores inegociáveis da sociedade brasileira.”, escreveram os ministérios.
Em vídeos nas redes sociais, o MinC ainda enfatizou a festa dos brasileiros após o anúncio da vitória no Oscar e as homenagens ao filme em blocos de Carnaval pelo país.
Tudo Sobre
presidente-lula ainda-estou-aqui fernanda-torres oscar-historico luta-contra-o-autoritarismo diretor-walter-salles selton-mello marcelo-rubens-paivaVeja Também
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a elogiar Fernanda Torres, vencedora do prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria de filme de drama, po...
"Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que pl...
O filme Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz. A produção brasileira,...
‘Ainda Estou Aqui’ fez história neste domingo (2). O filme do diretor Walter Salles conseguiu um feito inédito e recebeu a cobiçada estatueta do Oscar 2025 n...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis