31 ℃

Cultura

Iphan realiza oficina de divulgação do Prêmio Rodrigo no Mato Grosso do Sul

O encontro é aberto ao público e busca orientar sobre a inscrição de propostas.

Sáb, 13 Julho de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Na próxima quarta-feira (17), às 18h, a população do Mato Grosso do Sul poderá participar da oficina de apresentação do edital do 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura. O objetivo é orientar e engajar o público quanto à premiação, difundindo o edital, sanando dúvidas e mostrando os benefícios da participação.

O encontro é aberto ao público e será realizado por meio de plataforma virtual. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail [email protected]. Conduzida pela Superintendência do Iphan no Mato Grosso do Sul, a oficina terá participação de técnicos do Instituto envolvidos na organização do Prêmio Rodrigo, permitindo contato direto com os interessados.

O concurso

O 37º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve edital lançado no dia 24 de junho. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de agosto e podem ser realizadas pelo endereço premiorodrigo.iphan.gov.br

A premiação reconhece, em nível nacional, ações de excelência para preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro. Em 2024, o Prêmio Rodrigo tem como tema “Visibilidade de Gênero na Economia do Patrimônio” e é realizado em parceria com o Ministério das Mulheres. Serão premiadas ações que tenham como base o envolvimento, a valorização e o empoderamento de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ em papéis protagonistas nas redes produtivas do Patrimônio Cultural.

O concurso contemplará um total de 15 ações exemplares para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural brasileiro realizadas entre os anos de 2021 e 2023. O prêmio é de R$ 30 mil para cada um dos vencedores, como estímulo e forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado.

Os interessados podem concorrer a uma das quatro categorias: Categoria 1 – Pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados; Categoria 2 – Cooperativas e associações, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME); Categoria 3 – Demais empresas e institutos privados; Categoria 4 – Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.

Prêmio Rodrigo

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade tem abrangência nacional. Promovido pelo Iphan desde 1987, o concurso reconhece iniciativas de valorização e preservação do Patrimônio Cultural do Brasil. O nome do Prêmio é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 1898, em Belo Horizonte (MG). Entre 1934 e 1945, período em que Gustavo Capanema era ministro da Educação, Rodrigo integrou o grupo formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922, quando se tornou o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil. Em 1937, esteve à frente da criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Iphan, o qual presidiu por 30 anos.

Serviço: 

Oficina de apresentação do edital do 37º Prêmio Rodrigo no Mato Grosso do Sul

Data: 17/07

Horário: 18h

 

Virtual

meet.google.com/idj-zzxy-qqz   

Inscrições pelo e-mail:

[email protected] 

Mais informações na página do Prêmio Rodrigo

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Arquivo Público Estadual e Iphan vão à Unei durante a Semana Nacional de Arquivos para falar sobre patrimônio cultural

Como parte da programação da Semana Nacional de Arquivos, o Arquivo Público Estadual e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estiv...

Concurso de Andores fortalece protagonismo dos festeiros do Banho de São João

O Concurso de Andores foi uma das atrações da primeira noite do Arraial do Banho de São João 2024 - “A Fé do Nosso Povo é Patrimônio do Brasil”. Com duas cat...

Mestres cururueiros foram homenageados no portal de entrada da festa do Banho de São João

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde 2021, o Arraial do Banho ...