Cultura
Grupo TEZ celebra 40 anos com evento na Casa de Cultura
É a primeira entidade do movimento negro em Mato Grosso do Sul.
Sex, 21 Março de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa

O Grupo TEZ (Trabalho e Estudos Zumbi), primeira entidade do movimento negro em Mato Grosso do Sul, completa 40 anos de existência e luta por direitos, identidade e valorização da cultura afro-brasileira. Para celebrar esta trajetória, um grande evento será realizado nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, na Casa de Cultura, localizada na Av. Afonso Pena, 2270, Centro de Campo Grande.
A programação conta com apresentações artísticas e culturais que reforçam a potência da presença negra no estado. Entre as atrações confirmadas estão o professor e coreógrafo Paulinho de Oliveira com o Baile Charme, Everson Pires, Mulherio das Letras de Mato Grosso do Sul, DJ TGB, O Reino Mágico dos Orixás, declamação de poesia com Rafael Belo, Aele Tissu moda africana, Patrick Rosel, autor do documentário sobre o TEZ, Projeto Umoja, Isa Ramos, loja Touché e livros de Sionei Ricardo Leão.
40 anos de luta e resistência
Desde sua fundação em 1985, o Grupo TEZ tem sido um importante pilar para a defesa dos direitos da população negra em Mato Grosso do Sul. Atuando em frentes políticas, culturais e educacionais, o grupo foi responsável por abrir espaços para o debate sobre desigualdade racial, acesso à educação e representação negra nas artes e na sociedade.

A relevância do TEZ transcende gerações, inspirando novas lideranças e contribuindo para a construção de políticas afirmativas e reconhecimento da cultura negra como parte fundamental da identidade sul-mato-grossense. “Celebrar os 40 anos do TEZ é reconhecer a história de resistência e conquistas de um movimento que continua essencial para a nossa sociedade. É um momento de reafirmar nossa existência e nossa cultura”, destaca Bartolina Ramalho Catanante, a Professora Bartô, presidente do grupo TEZ.
O evento não será apenas uma celebração, mas também um espaço para troca de experiências e reflexões sobre os avanços e desafios do movimento negro no estado.
A noite promete ser um encontro de arte, cultura e ancestralidade, reafirmando o compromisso do TEZ com a memória e o futuro da população negra em Mato Grosso do Sul. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Veja Também
Os dois casos de injúria racial registrados em jogos do Campeonato Sul-Mato-Grossense nas últimas semanas foram pauta da reunião, na segunda-feira (18), entr...
Estão abertas as inscrições para a chamada pública do projeto "Olubayô – Cinema nas Comunidades Quilombolas". O projeto busca democratizar o acesso ao cinema...
O projeto "Olubayo – Cinema nas Comunidades Quilombolas" inicia suas atividades neste sábado (1º), com a primeira sessão de cinema ao ar livre na Associação ...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis