31 ℃

Cultura

Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo

Evento acontece nos dias 11 e 12 de março e reúne principais lideranças do turismo.

Qui, 27 Fevereiro de 2025 | Fonte: Da Assessoria


Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo
Fotos: divulgação

A Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS 2025, que acontece entre os dias 11 e 12 de março, em São Paulo. O evento é conhecido por reunir as principais lideranças do turismo e ser uma vitrine para divulgação de destinos nacionais, entre eles o Pantanal.

A programação do fórum inclui palestras e painéis que discutirão o papel da liderança nas organizações, abordando tendências em marketing, distribuição, sustentabilidade, tecnologia e análises sobre o comportamento do consumidor.

Considerado um dos principais produtos turísticos sul-mato-grossense, o Pantanal enfrenta desafios ambientais significativos e esse é o ponto central do espetáculo Guadakan, que será apresentado pela Cia de Dança do Pantanal durante o evento. A companhia sul-mato-grossense foi convidada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo para se apresentar no PANROTAS.

“No princípio, era a simplicidade. Os antigos aprenderam e passaram a ensinar aos seus que tudo tem um dono no Pantanal, seres não humanos, sobrenaturais ou divinos, que devem ser respeitados e exigem uma conduta ética para que ali todos possam conviver em equilíbrio em meio aos recursos por eles oferecidos. Quando se quebram regras, punições serão proferidas. Durante alguns anos de queimadas, mais de 17 milhões de animais vertebrados foram mortos pela ação do fogo no Pantanal.  No presente, o Pantanal se recupera com iniciativas de regeneração e prevenção e novas imagens  ressurgem no reflexo de suas águas”, diz o trecho de apresentação de Guadakan, que conta, ainda, com trilha sonora da OCAMP (Orquestra de Câmara do Pantanal).

O espetáculo é baseado em um mito indígena Guató, uma etnia estabelecida na fronteira entre Brasil e Bolívia, e transporta o público para as origens dos povos pantaneiros, transmitindo a sabedoria ancestral e seus alertas sobre a preservação do bioma. Mais de quatro mil espectadores já assistiram a montagem, em diversas cidades, como Corumbá, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, além de Rio de Janeiro e Assunção, no Paraguai.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a arte é uma das formas mais genuínas de comunicar uma mensagem importante. “Vamos levar a mensagem da conservação do Pantanal, da importância da agenda climática. Então, poder proporcionar uma experiência bem única, bem diferente, para um evento como o PANROTAS, tenho certeza que vai trazer um alto impacto para todos que estiverem presentes”, afirmou.

Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo
Cia de Dança do Pantanal participa da abertura do Fórum PANROTAS, em São Paulo
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Com apoio do Governo de MS, Moinho Cultural leva “Guadakan” para Salão de Turismo como alerta aos incêndios que atingem o Pantanal

Com marcadores que apontam quase 1 milhão de hectares atingidos pelo fogo, o Pantanal pede socorro. Em pouco mais de três meses, a tragédia já se compara aos...

Moinho Cultural leva “Guadakan” para o Paraná e Assunção, no Paraguai

O Pantanal voltou a queimar. Animais, principalmente répteis e anfíbios, voltaram a ser vítimas das chamas. O colorido, tão característico do bioma, já dá lu...

Cia de Dança do Pantanal abre ‘Semana pra Dança”, com o espetáculo ‘Janela do Dia’

A Cia de Dança do Pantanal abre, na próxima segunda-feira (30), a programação da ‘Semana pra Dança 2024’, que acontece entre os dias 30 de setembro e 6 de ou...