Cultura
Caprichosos de Corumbá encerra desfiles contando a sabedoria ancestral
A escola uma reflexão sobre a influência da cultura africana na sociedade brasileira e o papel da sabedoria ancestral na construção do futuro.
Qua, 05 Março de 2025 | Fonte: Da Assessoria PMC


Com cerca de 600 componentes, a Caprichosos de Corumbá encerrou, no início da madrugada da quarta-feira, 05 de março, a segunda e última noite de desfiles das escolas de samba levando à avenida uma reflexão sobre a influência da cultura africana na sociedade brasileira e o papel da sabedoria ancestral na construção do futuro.
Com o enredo “Que a sabedoria dos mais velhos seja o caminho para os mais novos – Adorei as almas!”, a agremiação apresentou uma narrativa sobre a ancestralidade africana e a figura dos pretos velhos na cultura brasileira.
A comissão de frente representou os guerreiros africanos em uma coreografia que remetia às celebrações e tradições do continente. Em seguida, o carro abre-alas trouxe uma onça-pintada, símbolo da escola, ao lado de uma representação da realeza africana.
As alas exploraram diferentes aspectos da cultura afro-brasileira, desde a culinária e as ervas medicinais até os ritos religiosos e a espiritualidade. A segunda alegoria, “O grande terreiro de chão batido”, destacou a importância dos espaços de transmissão de conhecimento entre gerações, com a figura de Pai Benedito como destaque.
Carro alegórico representou o terreiro como local de preservação da memória ancestral, trazendo personagens para ele. A bateria, composta por 70 ritmistas, resgatou toques percussivos tradicionais. O desfile encerrou com a ala das baianas homenageando Vovó Cambinda.















Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho