Cidade
Sancionada Lei que cria o “Banco de Ração e Acessório para Animais” em Corumbá
A Lei Municipal tem como objetivo coletar, recondicionar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios, perecíveis ou não, além de utensílios.
Qui, 29 Junho de 2023 | Fonte: Assessoria Câmara
Foi sancionada ontem, quarta-feira, 28 de junho, com veto parcial, a Lei nº 2.883 de autoria do vereador Alexandre Vasconcellos, que institui o programa “Banco de Ração e Acessórios para Animais” em Corumbá, visando atender cães e gatos em situação de rua.
A Lei Municipal tem como objetivo coletar, recondicionar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios, perecíveis ou não, desde que em total condição de consumo, bem como acessórios para animais como utensílios, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsa de transporte e brinquedos, todos provenientes de doações.
O veto do prefeito se refere ao artigo 5º e seus parágrafos, onde constava que caberia ao Executivo Municipal, por meio de seus órgãos competentes, organizar e estruturar o Banco de Ração e Acessórios para Animais, fornecendo o apoio administrativo, técnico e operacional, determinando os critérios de coleta, de distribuição e de fiscalização, bem como realizando o cadastramento e o acompanhamento dos beneficiários do programa.
Apesar do veto, Alexandre destacou a importância da criação do Banco de Ração e Acessórios, como forma de remediar as necessidades de animais vítimas de abandonos e/ou maus-tratos, que estão amparados temporariamente em abrigos, com protetores ou ONGS (Organização Não Governamental) ou em lar temporário.
O PROGRAMA
O programa estabelece que as doações poderão ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado; órgãos públicos; estabelecimentos comerciais; fabricantes ligados à produção e à comercialização, no atacado ou no varejo, de gêneros alimentícios destinados a animais, e oriundos de apreensões realizadas por órgãos da Administração Municipal, Estadual ou Federal, resguardadas a aplicação das normas legais.
A distribuição dos gêneros alimentícios e dos acessórios arrecadados deverá ser feita diretamente pelo “Banco de Ração e Acessórios para Animais” ou por grupos, entidades, organizações não governamentais (ONG) ou protetores independentes, previamente cadastrados.
Pela Lei, as equipes que realizarão a distribuição dos gêneros alimentícios e dos utensílios coletados deverão informar, quinzenalmente, o número de animais atendidos pelo “Banco de Ração e Utensílios para Animais”.
São beneficiários do programa, entidade e grupos ligados à causa de proteção animal legalmente constituídas e cadastradas; protetores independentes cadastrados; Animais Comunitários, e famílias cadastradas, que possuam animais, que comprovem baixa renda, nenhuma renda ou condição de vulnerabilidade social, alimentar e nutricional, assistidas ou não por entidades assistenciais.
Pela Lei, fica proibida a comercialização dos gêneros alimentícios e dos acessórios arrecadados e doados pelo “Banco de Ração e Acessórios para Animais”, sob pena de perder o direito desse benefício.
Tudo Sobre
vereador-alexandre-vasconcellos camara-de-corumba banco-de-racao acessorios-para-animais caes-gatos-situacao-de-ruaVeja Também
Portaria de número 262 publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 24 de maio, assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul...
A permanência da base do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) em Corumbá, foi solicitada pelo vereador Alexandre Vasconcellos para evitar que a região ...
O vereador Alexandre Vasconcellos está reivindicando junto ao governo, a realização de um mutirão para regularização dos imóveis residenciais construídos pel...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho