31 ℃

Cidade

MPMS investiga suposto desvio de recursos em fundo da Procuradoria de Corumbá

Inquérito civil foi aberto após a 5ª Promotoria de Justiça ser provocada pela Procuradoria-Geral do Município.

Qui, 10 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria MPMS


Inquérito civil instaurado pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá vai apurar um suposto desvio de recursos vinculados ao Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município de Corumbá, ocorrido em 2023.

A investigação teve início após a Procuradoria-Geral do Município de Corumbá comunicar ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio de ofício, a existência de indícios de irregularidades.

Entre as irregularidades apontadas estão a não aprovação do balancete contábil pela Comissão Gestora do Fundo, uma transferência financeira não justificada, no valor de R$ 1.900.000,00, realizada em dezembro de 2023, e a publicação do valor transferido no Diário Oficial do Município, na rubrica "transferência financeira concedida na modalidade de repasse concedido".

Segundo informou a Procuradoria-Geral do Município, os recursos do Fundo Especial têm destinação específica e não integram o orçamento público municipal, não podendo ser livremente movimentados ou utilizados por outros entes da administração pública municipal.

Regras descumpridas

 A utilização indevida desses recursos pode caracterizar crime previsto no art. 315 do Código Penal (emprego irregular de verbas públicas) e violação aos princípios da administração pública previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Improbidade Administrativa.

Para instruir o Inquérito Civil, o MPMS determinou a realização das seguintes diligências: publicação de Edital no Diário Oficial do Ministério Público (DOMP); comunicação da instauração do Inquérito Civil ao requerente; juntada da Notícia de Fato que originou a investigação; diligência para obtenção da Resolução/PGM nº 08/2023; notificação dos integrantes da Comissão de Controle de Rateio das Receitas do Fundo da Procuradoria-Geral do Município para prestar esclarecimentos; requisição de informações à Secretária Municipal de Planejamento, Receita e Administração de Corumbá; e requisição de informações ao gerente-geral do Banco do Brasil, agência de Corumbá.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Operação Coffee Break: investigação do GAECO/MPMS gera condenação de 10 envolvidos em trama que tirou prefeito de Campo Grande do cargo em 2014

Desenvolvida em 2015 pelo Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (GAECO/MPMS), a operação “Cof...

Justiça Eleitoral cassa chapa vencedora das eleições municipais de Nova Andradina após ação ajuizada pelo MPMS

A Justiça Eleitoral reconheceu a ocorrência de abuso dos meios de comunicação social praticados em benefício da chapa do Prefeito e Vice-Prefeito eleitos de ...