Cidade
Defensoria de MS identifica graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá
Durante a inspeção, foi constatada a superlotação em todas as celas.
Seg, 09 Dezembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul identificou graves problemas no Estabelecimento Penal de Corumbá durante uma inspeção.
A ação foi realizada pelo Núcleo do Sistema Penitenciário (Nuspen), que é coordenado pelo defensor público Arthur Demleitner Cafure.
Conforme o coordenador, a ação contou com a parceria da
(DPU) e do Conselho Penitenciário Estadual.
“O objetivo foi o de verificar as condições de infraestrutura da unidade prisional e assegurar o respeito aos direitos humanos das pessoas privadas de liberdade”, revela o coordenador.
Durante a inspeção, foram constatados problemas graves, como a superlotação em todas as celas, a falta de assistência material, com presos sem colchões e itens básicos de higiene, o racionamento constante de água e a ausência de ventilação natural.
“Este último ponto é particularmente preocupante devido às altas temperaturas registradas em Corumbá, o que agrava as condições de insalubridade do local”, pontua o defensor.
A ação contou com a participação do coordenador do Núcleo Criminal, defensor público Daniel de Oliveira Falleiros Calemes; defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, titular da 6ª DP de Execução Penal de Campo Grande; defensora pública Andréa Pereira Nardon, titular da 2ª DP de Jardim e do servidor Rafhael de Souza Santos.
Pela Defensoria Pública da União: os defensores Sílvio Rogério Grotto, defensor público-chefe substituto; e defensor público federal especializado em execução penal, Welmo Edson Nunes Rodrigues.

Providências
Com base nas irregularidades observadas, será elaborado um relatório detalhado para subsidiar a adoção de medidas administrativas e judiciais pela Defensoria Pública, visando à melhoria das condições carcerárias.
Já pelo Conselho Penitenciário Estadual, o advogado Douglas Figueiredo, presidente do conselho e a advogada Marianny Alves.
Veja Também
Uma mulher de 30 anos foi detida, na tarde de quinta-feira, 3 de outubro, ao tentar entregar trouxinhas de maconha disfarçadas em um pacote de carne seca par...
Um homem de 63 anos foi detido, nesta quinta-feira (21.11), ao tentar entregar uma cebola “recheada” com maconha para o filho, que cumpre pena no Estabelecim...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho