Cidade
Criado pelo padre Ernesto Sassida, ‘Adoção à Distância’, da Cidade Dom Bosco, já atendeu 2,5 mil atendidos em Corumbá
Atualmente, o programa atende 178 apadrinhados, ajudados com recursos de padrinhos europeus.
Sex, 01 Março de 2024 | Fonte: Karine Dias/Assessoria

Primeiro programa criado pelo Padre Ernesto Sassida na Cidade Dom Bosco, ainda na década de 1960, o Adoção à Distância já atendeu cerca de 2,5 mil crianças, em Corumbá. O programa é um apadrinhamento, em que os apadrinhados são crianças a partir de seis anos e acompanhados pela instituição. Os padrinhos são doadores da Itália, Eslovênia e Espanha.
Anualmente, todos os apadrinhados devem fazer um recadastramento. O recadastramento leva cerca de seis meses para ser realizado, mas, neste ano, o procedimento foi concluído ainda em fevereiro.
Responsável pelo Adoção à Distância, Ana Lúcia Alves explica que a intenção do recadastramento é dar uma devolutiva aos padrinhos para que, indiretamente, eles possam acompanhar o desenvolvimento dos apadrinhados.
Durante o recadastramento, a família leva a criança ou adolescente até a Cidade Dom Bosco, onde ela escreve uma carta de próprio punho para o padrinho e também são tiradas algumas fotos. A carta e as fotos são encaminhadas ao padrinho, junto com o boletim escolar da criança e também um relatório.
“No relatório, tem informações importantes sobre a criança ou adolescente e também a família. Falamos se ela passou de ano, se está fazendo algum curso, se a família aumentou ou diminuiu. São informações para que o benfeitor consiga acompanhar mesmo o desenvolvimento do apadrinhado”, explica Ana Lúcia.
Programa Adoção à Distância
Hoje, são atendidos pelo Adoção à Distância 178 apadrinhados. “Desde seu início, o Adoção à Distância foi captador de recursos que chegavam da Europa. Esse apadrinhamento é financeiro e seu valor é revertido para a instituição. As famílias inscritas recebem auxílio, informações e encaminhamentos, cursos de geração de renda e também doações. Os afilhados participam das oficinas socioeducacionais e aqueles com 14 anos de idade ou mais fazem cursos de iniciação e qualificação profissional”, explica a responsável pelo programa.
Desde sua criação, o programa já proporcionou emancipação a muitos atendidos que puderam ter acesso à educação, concluir um curso superior e entrar no mercado de trabalho, além de impactar positivamente na vida de toda a família.
Veja Também
A Cidade Dom Bosco, de Corumbá, promove duas colônias de férias em janeiro. A primeira, voltada para adolescentes e jovens com idade entre 13 e 18 anos, acon...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho