27 ℃

Cidade

Corumbá e Ladário em ação no Programa Justiça Restaurativa na Escola

Corumbá foi o terceiro a assinar o termo de adesão ao programa, que visa promover práticas restaurativas nas instituições de ensino.

Qua, 02 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria TJMS


Corumbá e Ladário em ação no Programa Justiça Restaurativa na Escola Na última semana, uma reunião dos facilitadores em Práticas Restaurativas da comarca de Corumbá marcou um importante passo no programa Justiça Restaurativa na Escola. O município foi o terceiro a assinar o termo de adesão ao programa, que visa promover práticas restaurativas nas instituições de ensino.
 
Em 2024, a Coordenadoria da Infância e da Juventude, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), já realizou duas formações para professores da rede estadual e municipal. Essas formações foram uma iniciativa do juiz Maurício Cléber Miglioranzi Santos, da comarca de Corumbá, que busca fortalecer a implementação do programa nas escolas.
 
O encontro ocorreu de forma remota e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o magistrado Maurício Santos, Wilson Maia, do projeto padrinho de Corumbá, além de Valquíria Rédua da Silva, psicóloga e gestora da SED/MS. Também estiveram presentes facilitadores de Corumbá e Ladário, como a professora Deyna Ferreira, da Escola Estadual Dois de Setembro (Ladário), e Gleici Aparecida Pinheiro da Silva, da Escola Estadual Maria Leite, entre outros.
 
A coordenação da reunião ficou a cargo de Valquíria Rédua da Silva, que apresentou o protocolo para a implantação da Justiça Restaurativa nas escolas. Este protocolo inclui a criação de uma Comissão de Justiça Restaurativa, que será responsável por acompanhar e monitorar as atividades dos facilitadores.
 
Durante o encontro, os facilitadores discutiram as dificuldades enfrentadas e as ações planejadas para o ano, que incluem a realização de Círculos de Construção de Paz com os estudantes e a divulgação das ações para a comunidade.
 
A colaboração entre o TJMS e o Governo do Estado representa um esforço conjunto não apenas para prevenir a violência nas escolas, mas também para cultivar uma Cultura de Paz entre os jovens. Com iniciativas como essa, espera-se que os benefícios da Justiça Restaurativa se espalhem por toda a região, promovendo um ambiente escolar mais harmonioso e respeitoso.
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News