Cidade
Cidadania de MS relembra: boas atitudes fazem um bom Carnaval, e não é não!
Sáb, 01 Março de 2025 | Fonte: Paula Maciulevicius/Comunicação da Cidadania

Boas atitudes fazem um bom Carnaval é a campanha da Secretaria de Estado da Cidadania para relembrar que o não é não. Depois da formação para aplicação do protocolo com bloquinhos de Carnaval de rua da Capital, chegou a vez de multiplicar a informação também aos municípios do interior do Estado.
De uma maneira muito didática e prática, a psicóloga Tatiana Samper traz o conteúdo em uma série de vídeos que mostram como enfrentar e prevenir o assédio.

“Pela lei, existem duas situações previstas que devem ser evitadas e combatidas. A primeira é a importunação sexual, aquela situação em que a pessoa tentou paquerar outra, mas não teve retorno ou a mulher já manifestou que não tem interesse, mas o sujeito continua insistindo. Isso não é apenas uma brincadeira ou uma paquera, é uma violação de direitos e a decisão da mulher deve ser respeitada. Já a segunda situação, são casos de violência que podem causar lesão, dano ou até mesmo morte, e as equipes que trabalham em espaços previstos na lei devem saber como agir nestes casos”, descreve Tatiana.
Boas atitudes fazem um bom Carnaval
Para o Carnaval de 2025, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, junto à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de Mato Grosso do Sul, Sindha (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Estado de MS) e ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de CG) tem ido às ruas conscientizar sobre o combate ao assédio e que o respeito é fundamental durante todo o ano.


A ação envolve distribuição de cartazes e orientações, antecede a formação de profissionais que atuam no ramo de bares e restaurantes, prevista para ser lançada ainda neste primeiro semestre.
O cartaz frisa “boas atitudes fazem um bom Carnaval”, além de trazer telefones e sites de onde pedir ajuda, denunciar e tirar dúvidas.
Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa, explica que a campanha dá visibilidade para todos os tipos de marcadores sociais, enfatizando que diferenças não podem determinar a violação de direitos na folia.
“Boas atitudes fazem um bom Carnaval traz este debate para a folia, de respeito. O enfrentamento e combate a todas as formas de violência passa pela prevenção, e nós vivemos um período com muitos mecanismos de atenção, campanhas como do Ministério Público do Estado, Defensoria, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e até mesmo as próprias intervenções dos blocos, pois durante a folia são ditas mensagens de proteção, de onde e como denunciar. Estamos vendo o engajamento de todos os setores para termos uma festa baseada na paz e no respeito”, finaliza Manuela.
Tudo Sobre
carnaval-de-corumba nao-e-nao secretaria-de-estado-da-cidadania cidadania-de-ms prevenir-o-assedioVeja Também
Na próxima sexta-feira (14), a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS) demonstrará seu compromisso contra o feminicídio ao dedicar todas...
O 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) está com presença garantida nos pré-carnavais de Corumbá e Ladário, com um policiamento intensificado para garantir...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho