Agronegócio
Pequeno produtor de Corumbá ganha Prêmio Brasil Artesanal de Mel da CNA
Valdinei da Conceição, do Assentamento Taquaral, foi o vencedor do Prêmio Brasil Artesanal de Mel na categoria mel escuro.
Sex, 13 Setembro de 2024 | Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Corumbá

A parceria do Sindicato Rural de Corumbá com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com apoio de outras instituições, como a prefeitura local, resultou em uma conquista inédita da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul: o pequeno produtor Valdinei da Conceição, do Assentamento Taquaral, foi o vencedor do Prêmio Brasil Artesanal de Mel realizado pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), na categoria mel escuro.
Filho de brasiguaios (trabalhadores rurais brasileiros que viviam no Paraguai), Valdinei é um dos produtores assistidos pelo programa de assistência técnica gerencial oferecido pelo Senar, na área do agroindústria. O programa integra o calendário de cursos de capacitação e apoio técnico para o produtor rural e comunidade urbana coordenado pelo Sindicato Rural de Corumbá e secretaria executiva de Produção Rural do município.
“Tivemos grandes parceiros na nossa trajetória até chegar a este momento ímpar em nossa vida, com essa premiação, e somos agradecidos a todos que nos apoiam”, disse Valdinei, 42 anos, filho de sem-terra e hoje dono do Sitio Nova Alvorada. “Com a formação técnica saímos da informalidade, aprendemos muito com a presença do Senar e reestruturamos a nossa associação e a cadeia do mel em nosso assentamento, hoje uma realidade”, destacou ele.
Divisor de águas
Os pais do apicultor, oriundos de Minas Gerais e Paraná, fizeram parte do grupo de brasiguaios que veio ocupar as terras do Assentamento Taquaral, no final da década de 1980. Valdinei nasceu no Paraguai e foi registrado do lado brasileiro da fronteira, em Mato Grosso do Sul. Amante da terra e percebendo o potencial do Pantanal na produção do mel, ele buscou diversificar a pequena produção agrícola familiar retirando o sustento da própria natureza.
Com o apoio também da Comissão Pastoral da Terra, que despertou o interesse dos assentados pela apicultura, Valdinei conta que o divisor de águas começou com a criação de um grupo jovem engajado em iniciar a produção, a organização dos produtores com a fundação de uma associação e a construção do entreposto projetado pela Universidade Federal da Grande Dourados. Na sequência, a prefeitura concedeu o selo de inspeção (Sim) para comercialização.
“Com o circuito de formação técnica, avançamos muito no processo de produção de um mel de qualidade com manejo adequado e produtividade”, afirma Valdinei, o maior produtor do assentamento. Hoje ele produz uma média de 2,5 mil quilos de mel e comercializa nos principais mercados da cidade com a marca Mel Pantaneiro. Aguardando uma excelente florada para setembro/outubro, ele se prepara para fornecer o produto ao Exército.

Tudo Sobre
assentamento-taquaral sindicato-rural-de-corumba senar cna premio-brasil-artesanal-de-melVeja Também
Exemplos de modelos consolidados podem impulsionar a produção local a se destacar em procedência e qualidade. Neste sentido, entre os dias 5 e 9 de agosto, a...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho