Agronegócio
Novas medidas do governo para manejo do fogo reconhecem técnicas do pantaneiro
Qui, 23 Janeiro de 2025 | Fonte: Assessoria Sindicato Rural de Corumbá
As medidas anunciadas pelo Governo do Estado para flexibilizar o processo de licenciamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que consiste na autorização para que o proprietário rural realize queimadas controladas em sua propriedade, é o reconhecimento de uma técnica usada historicamente pelo pantaneiro como uma necessidade para controlar os incêndios em sua propriedade.
A opinião é do presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson de Barros, ao avaliar como extremamente positiva a decisão governamental atendendo a uma reivindicação antiga dos pantaneiros. Ele disse que os altos valores por hectare taxados pelo Imasul (Instituto do Meio Ambiente de MS), por meio da portaria nº 1.259, inviabilizavam o licenciamento em grandes propriedades.
Controle natural
“O não controle adequado do fogo originou os grandes incêndios que ocorreram no Pantanal nos últimos anos”, pontuou Barros. “É muito melhor queimar algo como 5% a 10% da fazenda, durante as chuvas, para evitar que 70%, 80% queime na seca. O que o pantaneiro quer é que se incentive as queimas controladas, uma prática usada no mundo. O Pantanal é uma savana e toda savana é sujeita a fogo.”
O presidente do sindicado explicou que após o período chuvoso as gramíneas que o gado e os animais selvagens não consonem se acumulam, formando uma biomassa que se torna um combustível para o fogo sem controle. “Quando se queima essas áreas, a rebrota é consumida pelo gado e os animais e, assim, fazemos o controle natural há mais de dois séculos”, citou.
“Essa prática também deve ser usada nas reservas ambientais, RPPNs e parques, para evitar que sejam sistematicamente assoladas por grandes incêndios, como ocorreu no ano passado”, cobrou o dirigente rural.
Mais agilidade
A modernização do licenciamento do Manejo Integrado do Fogo é um processo natural, conforme explicou o diretor presidente do Imasul, André Borges, com base no que foi observado nos últimos anos em que a medida vem sendo aplicada no Estado. "Estamos discutindo as mudanças a serem feitas, atendendo demandas dos proprietários rurais”, disse.
O governo estadual anunciou que a modernização no licenciamento dará mais agilidade nas ações de prevenção contra o fogo, reduzindo a incidência, intensidade e a severidade de incêndios, bem como promover o processo de educação ambiental, utilizando o fogo como ferramenta para erradicação de espécies exóticas e invasoras, quando consideradas indesejadas.
Tudo Sobre
queimadas-no-pantanal sindicato-rural-de-corumba governo-do-mato-grosso-do-sul manejo-integrado-do-fogoVeja Também
Com os extremos climáticos cada vez mais evidentes, em especial no Pantanal, como consequência da seca histórica e incêndios florestais, a Primeira Reunião d...
Dados da plataforma Terrabrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que concentra informações de satélite sobre cobertura vegetal, desmat...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis