31 ℃

Agronegócio

Iagro prorroga prazo para declaração de rebanho no Estado

A medida, em caráter excepcional, foi adotada com o intuito de atender às necessidades dos pecuaristas e garantir a regularização dos cadastros no Estado.

Sex, 16 Junho de 2023 | Fonte: Alexandre Gonzaga/Comunicação MS


A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) prorrogou até o dia 30 de junho o prazo final para a realização da Atualização Cadastral e da Declaração Semestral de Rebanhos 2023. A medida, em caráter excepcional, foi adotada com o intuito de atender às necessidades dos pecuaristas e garantir a regularização dos cadastros no Estado, conforme Portaria nº 3.710, desta sexta-feira (16).

Iagro prorroga prazo para declaração de rebanho no Estado
Fotos: Edemir Rodrigues/arquivo

De acordo com a Iagro, após o término do prazo estabelecido, as explorações pecuárias que não realizarem a atualização cadastral estarão sujeitas às sanções previstas nas normativas vigentes. Caso haja descumprimento no prazo estabelecido, pode ser aplicada uma multa equivalente a 100 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul).

Ainda segundo a Agência, 79,72% dos pecuaristas realizaram a declaração na região do Planalto, até o dia 15 de junho. No Pantanal, este número alcançou 78,05%.

A atualização cadastral e a declaração semestral de rebanhos são obrigatórias não apenas para as propriedades que possuam bovídeos, mas também para aquelas que possuem somente outras espécies (galinha, galinha-d'angola, ganso, marreco, pato, peru, ratitas, perdiz, aves não destinadas à produção de carne ou ovos (ornamentais/silvestres), codorna, suíno, caprino, ovino, equino, asinino, muar, abelha, bicho da seda e animais aquáticos).

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Prazo de atualização cadastral e declaração de rebanhos em MS se aproxima do fim

O prazo para a atualização cadastral e a declaração semestral de rebanhos está terminando em Mato Grosso do Sul. De acordo com informações atualizadas, 36% d...

Estado vai criar sistema de alerta e monitoramento da gripe aviária alinhado com a defesa sanitária federal

Mato Grosso do Sul vai criar um sistema de alerta de monitoramento de gripe aviária em Mato Grosso do Sul, numa ação conjunta que envolverá órgãos de defesa ...

Estendida, atualização cadastral de rebanhos em MS vai até o dia 15 de junho

Para atender as necessidades dos pecuaristas e garantir a regularização de registros em Mato Grosso do Sul, o Iagro estendeu até o dia 15 de junho o prazo pa...