Agronegócio
ABPO valoriza papel da Embrapa no desenvolvimento da pecuária do Pantanal
No lançamento da Dinapec, Governador destacou a necessidade do reconhecido global da sustentabilidade da pecuária em MS.
Seg, 24 Fevereiro de 2025 | Fonte: Da Assessoria
O lançamento oficial da Dinapec 2025 e do Fórum Pré-COP, realizado nesta segunda-feira (24), no Bioparque Pantanal, reforçou a importância da pecuária sustentável para o Brasil e para o mundo. Durante o evento, o presidente da Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), Janes Bernardino, destacou o papel da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias e práticas que impulsionam a produção sustentável no Pantanal, garantindo equilíbrio entre eficiência produtiva e preservação ambiental.
Bernardino enfatizou que a parceria entre a ABPO e a Embrapa tem sido fundamental para aprimorar os sistemas de manejo da pecuária pantaneira, possibilitando a redução de impactos ambientais e a valorização da carne orgânica e sustentável. “A ciência aplicada ao campo é essencial para mantermos a produtividade sem comprometer os recursos naturais. O Pantanal tem uma vocação única, e a pecuária vem demonstrando que é possível produzir de forma rentável, com baixa emissão de carbono e respeito ao bioma”, afirmou.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Ferreira Rosa (Toti), também ressaltou o compromisso da instituição em oferecer soluções inovadoras para o setor. Segundo ele, a Dinapec 2025 representa um espaço essencial para o intercâmbio de conhecimento entre produtores, pesquisadores e demais agentes da cadeia produtiva. “A ciência nos permite avançar na produtividade sem abrir mão da sustentabilidade. O que temos hoje é um setor mais consciente e tecnificado, preparado para enfrentar desafios climáticos e atender às exigências dos mercados internacionais”, destacou Toti.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, reforçou a evolução do agronegócio no estado, pontuando que, ao longo das últimas décadas, houve uma significativa modernização da produção agropecuária. “Nós reduzimos área, reduzimos rebanho e aumentamos a produtividade. Isso acontece porque investimos em ciência, tecnologia e boas práticas de manejo. Hoje, podemos chegar à COP30 com a certeza de que nossa pecuária emite 40% menos carbono do que sistemas em regiões de clima temperado, e isso precisa ser reconhecido globalmente”, afirmou Riedel.
A Dinapec 2025 e o Fórum Pré-COP, que acontecerão de 24 a 26 de março, consolidam Mato Grosso do Sul como referência na pecuária sustentável, demonstrando que o estado está alinhado com as tendências globais de produção responsável. A ABPO e a Embrapa seguem unidas no compromisso de fortalecer a pecuária do Pantanal, garantindo sua competitividade e promovendo a valorização de práticas que aliam rentabilidade e respeito ao meio ambiente. O evento é correalizado pela Famasul, Embrapa Gado de Corte e Semadesc – Governo do Estado de MS.
Veja Também
Nesta segunda-feira (13), o fotógrafo e documentarista José Medeiros, autor do livro 'O Pantanal de José Medeiros', esteve em Campo Grande, na sede da Associ...
Exemplos de modelos consolidados podem impulsionar a produção local a se destacar em procedência e qualidade. Neste sentido, entre os dias 5 e 9 de agosto, a...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis