Política
STF tem maioria para manter condenação de Collor na Lava Jato
Plenário virtual tem 6 votos a 2 para rejeitar recurso da defesa.
Sex, 08 Novembro de 2024 | Fonte: Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (8) maioria de votos para manter a condenação do ex-presidente Fernando Collor a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.
Até o momento, o plenário virtual da Corte tem placar de 6 votos a 2 para rejeitar um recurso da defesa contra a condenação.
O placar foi obtido com voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Para o ministro, não há irregularidades na decisão que condenou Collor.
"A decisão recorrida analisou com exatidão a integralidade da pretensão jurídica deduzida, de modo que, no presente caso, não se constata a existência de nenhuma dessas deficiências", argumentou o ministro.
Além de Moraes, votaram para manter a condenação os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux.
Dias Toffoli e Gilmar Mendes votaram pela redução da pena de Collor para quatro anos por entenderem que houve erro na dosimetria da pena. Cristiano Zanin se declarou impedido para julgar o caso.
Em maio do ano passado, o tribunal entendeu que Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.
Dois ex-assessores de Collor também foram condenados, mas poderão substituir as penas por prestação de serviços à comunidade.
O julgamento virtual está previsto para terminar na segunda-feira (11).
Veja Também
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (3) que investigados e réus dos ataques do 8 de janeiro, moni...
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou, em decisão desta sexta-feira (4), que o X realizou o depósito dos R$ 28,6 milhõe...
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu confirmar a decisão individual do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que reteve o pass...
Últimas Notícias
- 19 de Maio de 2025 Bombeiros são acionados pela PRF para cortar tanque de veículo com entorpecente em Corumbá
- 19 de Maio de 2025 Valorização da agricultura familiar na região é debatida durante audiência em Corumbá
- 18 de Maio de 2025 Com valorização da cultura sul-americana, Festival América do Sul inspira e integra população
- 18 de Maio de 2025 Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30
- 18 de Maio de 2025 Festival América do Sul exalta tradição do cururu e da viola de cocho em tarde de vivências
- 18 de Maio de 2025 Mulher sem identificação sofre dois golpes de faca e é encaminhada pelos bombeiros ao Pronto Socorro de Corumbá
- 18 de Maio de 2025 Óleo na pista do Anel Viário de Corumbá deixa motociclista ferida após queda
- 18 de Maio de 2025 Motociclista é encaminhado com fratura na perna após colisão com carro no bairro Popular Nova
- 18 de Maio de 2025 Forte Junqueira: símbolo de resistência e memória nacional é palco de celebração durante o Festival América do Sul
- 18 de Maio de 2025 ATÉ SEMPRE, PEPE MUJICA!
- 18 de Maio de 2025 OBRIGADO LULA
- 18 de Maio de 2025 A VIDA É UM JOGO DE XADREZ!
- 18 de Maio de 2025 JOSÉ ALBERTO “PEPE” MUJICA CORDANO
- 18 de Maio de 2025 Show histórico: Alcione reúne mais de 10 mil em noite de emoção no Festival América do Sul
- 18 de Maio de 2025 Yussef pede criação de ecopontos para destinação adequada de resíduos recicláveis volumosos