Política
Projeto de Lei prevê suporte àquelas pessoas que cuidam de animais de forma independente
Proposta de Nelsinho viabiliza parceria para atender quem cuida de animais de forma independente na cidade.
Sex, 31 Maio de 2024 | Fonte: Assessoria Câmara

Pessoas que cuidam de cães e gatos em situação de rua por conta própria, poderão receber suporte da iniciativa privada ou instituições não governamentais, para assegurar a continuidade de um trabalho desenvolvido por inúmeras famílias corumbaenses, de forma independente.
É o que prevê um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal, de autoria do vereador Nelsinho Dib, que dispõe sobre a implantação na cidade do Programa “Adote um Protetor Animal Independente”, como forma de despertar e promover a conscientização, a solidariedade e responsabilidade social da sociedade no apoio, manutenção e auxílio a estas pessoas.
Pelo Projeto de Lei apresentado esta semana, o abrigo ou Lar temporário do Protetor Animal Independente poderá ser adotado por empresas privadas, instituições ou entidades não governamentais, que darão suporte manutenção e cuidados necessários aos animais, podendo proceder reformas, melhorias, envio de ração, medicamentos, acessórios e de profissionais especializados como médicos veterinários para consultas e procedimentos de rotina.
Prevê ainda que, nestes casos, será permitida a veiculação de publicidade do abrigo por parte da empresa adotante e a divulgação da parceria na imprensa e em informes publicitários envolvendo a área objeto do convênio, conforme critérios a serem estabelecidos pelo órgão público competente.
Os benefícios realizados pelo participante, em qualquer tempo, sejam elas quais foram, não serão indenizadas pelo Município que estabelecerá, por meio de decreto, critérios para a realização de parceria, estipulando requisitos, direitos e obrigações das partes envolvidas.
SEGUNDO DO MUNDO
Ao apresentar o Projeto de Lei, Nelsinho lembrou que o Brasil é o segundo país do mundo em população de cães e gatos, com um total de 55 milhões, e que a grande maioria, cerca de 30 milhões, conforme levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2014, estão abandonados, em situação de rua, sendo que, de cada 10 animais, oito já tiveram um lar.
“O número de animais em situação de rua e que sofrem maus-tratos, continua grande. Muitas pessoas comuns se tornaram protetores de animais independentes, que trabalham diariamente de forma voluntária e sem receber nenhum tipo de recurso ou apoio para conscientizar, resgatar, cuidar e achar um novo lar para estes animais abandonados. A demanda é sempre muito grande, por isso, eles precisam de apoio recorrente”, afirmou o vereador.
Disse que, diante disso, “é mais que evidente a necessidade urgente da realização de programas de parcerias que incentivem a sociedade a ajudar esses protetores para seguirem no seu trabalho de resgate, conscientização e promoção do bem-estar animal”, concluiu.
Tudo Sobre
camara-de-corumba vereador-nelsinho-dib adote-um-protetor caes-e-gatos-em-situacao-de-ruaVeja Também
O vereador Nelsinho Dib cobrou do Poder Executivo, regulamentação de legislação visando concessão de horário especial na jornada de trabalho de servidores co...
O vereador Nelsinho Dib está pedindo esclarecimentos por parte da direção da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em relação às mul...
Sessão solene realizada na noite de ontem, terça-feira, 28, marcou as celebrações da Semana Municipal da Adoção e Acolhimento em Corumbá, evento que acontece...
Últimas Notícias
- 15 de Maio de 2025 Marcelo Araújo solicita estudos para plantio de 43 mudas de palmeiras imperiais na General Rondon
- 15 de Maio de 2025 Delegacia de Corumbá realiza fiscalização em empresas de reciclagem na cidade
- 15 de Maio de 2025 Governo altera regra de transição do Bolsa Família; entenda
- 15 de Maio de 2025 Escadinha da XV está liberada temporariamente durante o Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Sala de vacinação será inaugurada no ESF Centro em Ladário
- 15 de Maio de 2025 J&F compra participação da Paper Excellence na Eldorado Brasil Celulose e encerra litígio
- 15 de Maio de 2025 Micro-ônibus vai facilitar acesso ao Porto Geral durante Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Receita com exportação de industrializados de MS registra US$ 586,9 milhões em abril
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros controlam incêndio em carreta semi reboque carregada com minério na estrada da Codraza
- 15 de Maio de 2025 Trabalhador rural fica ferido após sofrer queda de cavalo na região do Porto da Manga
- 15 de Maio de 2025 Prefeitura e Estado destacam estrutura do Festival América do Sul no Porto Geral
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros atendem homem esfaqueado sobre túmulo no cemitério Santa Cruz
- 15 de Maio de 2025 Vereador Jovan Temeljkovitch questiona falta de abastecimento de água no Tamarineiro II Sul
- 15 de Maio de 2025 Presidente da Petrobras critica distribuidoras por não repassarem redução dos combustíveis aos consumidores: "incomoda"
- 15 de Maio de 2025 Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024, em comparação com 2023, cinco dos seis biomas registraram redução