Política
DECRETO DE LULA COM ESTÍMULO À ECONOMIA CIRCULAR É BEM-RECEBIDO PELO SETOR
Dom, 30 Junho de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa
Medida era muito aguardada pela cadeia de reciclagem do País
O decreto assinado pelo presidente Lula, que institui a Estratégia Nacional de Economia Circular, publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quinta-feira (27), foi bem-recebido pelos representantes da cadeia de reciclagem do Brasil.
A medida, muito aguardada pela cadeia de reciclagem do País, tem finalidade de promover a transição do modelo de produção linear para uma economia circular, de modo a incentivar o uso eficiente dos recursos naturais e das práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.
“O Decreto é um marco importante. Porém, precisamos continuar os avanços trazidos pelo PL 1800/21 (em análise pelo Congresso, que isenta o setor do pagamento de PIS e Cofins na venda à indústria), pela PEC da Reciclagem e por linhas de crédito direcionadas à reciclagem. Sem a reciclagem, não existe economia circular”, diz Clineu Alvarenga, presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (Inesfa), entidade que representa todos os insumos da economia circular, tais como ferro e aço, papel e papelão, plástico, alumínio, vidro e eletroeletrônicos.
Esse é o pensamento também do presidente da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), Marcello Bellacosa. Segundo ele, “é preciso olhar atentamente para tratamento tributário incorporado à reforma tributária para que o setor tenha maior segurança jurídica e previsibilidade de investimentos, sustentando a transição para economia circular”.
O decreto traz as principais diretrizes da estratégia de economia circular, como a eliminação da poluição e a redução da geração de rejeitos e resíduos; a manutenção do valor dos materiais; a regeneração do meio ambiente; a redução da dependência de recursos naturais; a produção e o consumo sustentáveis; e o aumento do ciclo de vida de todo e qualquer material, entre outras providências.
Além disso, prevê incentivos à instalação de recicladores em todo o País, financiamento às atividades e do fomento a investimentos em infraestrutura e ao uso de tecnologias para o desenvolvimento da economia circular.
Para falar sobre o impacto do decreto à cadeia de reciclagem, sugerimos entrevistas com o presidente do Instituto Nacional de Reciclagem (Inesfa), ClineuAlvarenga, e com o vice-presidente da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (Anap), João Paulo Sanfins.
Segue a íntegra do Decreto.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/D12082.htm
Veja Também
Uma das prioridades dos novos prefeitos eleitos será reforçar as ações de preservação do meio ambiente, com incentivos à reciclagem e economia circular. O In...
A realização de estudos para o plantio de palmeiras imperiais na Avenida General Rondon é o que está pedindo o vereador Marcelo Araújo para preservação da id...
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, criticou a postura das distribuidoras de combustíveis que, segundo ela, não têm repassado ao consumidor final as...
Últimas Notícias
- 15 de Maio de 2025 Marcelo Araújo solicita estudos para plantio de 43 mudas de palmeiras imperiais na General Rondon
- 15 de Maio de 2025 Delegacia de Corumbá realiza fiscalização em empresas de reciclagem na cidade
- 15 de Maio de 2025 Governo altera regra de transição do Bolsa Família; entenda
- 15 de Maio de 2025 Escadinha da XV está liberada temporariamente durante o Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Sala de vacinação será inaugurada no ESF Centro em Ladário
- 15 de Maio de 2025 J&F compra participação da Paper Excellence na Eldorado Brasil Celulose e encerra litígio
- 15 de Maio de 2025 Micro-ônibus vai facilitar acesso ao Porto Geral durante Festival América do Sul
- 15 de Maio de 2025 Receita com exportação de industrializados de MS registra US$ 586,9 milhões em abril
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros controlam incêndio em carreta semi reboque carregada com minério na estrada da Codraza
- 15 de Maio de 2025 Trabalhador rural fica ferido após sofrer queda de cavalo na região do Porto da Manga
- 15 de Maio de 2025 Prefeitura e Estado destacam estrutura do Festival América do Sul no Porto Geral
- 15 de Maio de 2025 Bombeiros atendem homem esfaqueado sobre túmulo no cemitério Santa Cruz
- 15 de Maio de 2025 Vereador Jovan Temeljkovitch questiona falta de abastecimento de água no Tamarineiro II Sul
- 15 de Maio de 2025 Presidente da Petrobras critica distribuidoras por não repassarem redução dos combustíveis aos consumidores: "incomoda"
- 15 de Maio de 2025 Desmatamento no Brasil caiu 32,4% em 2024, em comparação com 2023, cinco dos seis biomas registraram redução