Cultura
Mato Grosso do Sul inicia escutas públicas para atualização da Política Estadual de Cultura no dia 09
A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios.
Ter, 08 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria FCMS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá início nessa quarta-feira, 9 de abril, às escutas públicas que irão subsidiar a proposta de atualização da Lei nº 5.060, de 20 de setembro de 2017, que institui o Sistema Estadual de Cultura. A primeira audiência será realizada a partir das 13h30 no Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, em Campo Grande. Gestores Municipais e trabalhadores da cultura estão convidados para esta construção.
A iniciativa está prevista no Edital nº 012/2025, publicado pela FCMS, e tem como objetivo envolver gestores, fazedores de cultura e a sociedade civil no processo de revisão e aprimoramento das diretrizes da política cultural do Estado. A proposta contempla a realização de escutas públicas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, abrangendo os 79 municípios, com um município-sede responsável por representar cada microrregião.
De acordo com o diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, as escutas públicas são essenciais para garantir uma política cultural que dialogue com as realidades locais, “essa é uma construção coletiva. Estamos ouvindo quem faz cultura nos municípios, gestores e artistas, porque entendemos que só com a participação ativa da sociedade é possível construir uma política pública sólida, representativa e eficiente. O Sistema Estadual de Cultura precisa refletir a diversidade, os desafios e as potencialidades culturais de Mato Grosso do Sul”, afirma Mendes.
O Sistema Estadual de Cultura foi criado com o objetivo de promover o exercício pleno dos direitos culturais, por meio da articulação entre o poder público e a sociedade civil, contribuindo para o desenvolvimento humano, social e econômico do Estado. Entre os princípios que norteiam o sistema estão a descentralização, a participação social e a valorização da diversidade cultural.
As escutas públicas seguirão uma metodologia regionalizada. Cada audiência será sediada em uma cidade polo e contemplará os municípios do seu entorno. Estão previstas 10 reuniões em diferentes regiões do Estado, incluindo a Grande Dourados, Pantanal, Cone Sul, Bolsão, Norte, Sul Fronteira, Sudoeste, Leste (Vale do Ivinhema) e Central.
Durante os encontros, serão coletadas propostas e contribuições que servirão de base para a elaboração de uma nova versão da legislação, tornando o Sistema Estadual de Cultura mais conectado com as necessidades e especificidades dos territórios sul-mato-grossenses.
Veja Também
Na manhã desta quinta-feira, 27 de março, a Fundação da Cultura de Corumbá sediou uma importante reunião de planejamento para o Festival América do Sul 2025....
Últimas Notícias
- 17 de Abril de 2025 Nove em cada dez estudantes LGBTI+ sofreram agressão verbal na escola
- 17 de Abril de 2025 Junta Militar é reativada na Prefeitura de Ladário
- 17 de Abril de 2025 Nova frota de viaturas blindadas reforça segurança da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul
- 17 de Abril de 2025 Governo de MS anuncia reformas em postos fiscais para fortalecer infraestrutura e fiscalização
- 17 de Abril de 2025 Cazarin sugere agendamento de consultas médicas por meio de aplicativo
- 16 de Abril de 2025 Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º
- 16 de Abril de 2025 PRF inicia Operação durante feriado prolongado no MS
- 16 de Abril de 2025 Prefeitura divulga inscritos no processo seletivo destinado à Assistência Social e Cidadania
- 16 de Abril de 2025 Quase centenária obtém certidão de nascimento com ajuda da Defensoria
- 16 de Abril de 2025 Chicão solicita recuperação de estrada após rompimento de galeria de água pluvial
- 16 de Abril de 2025 Empresa vai doar R$ 100 mil e recuperar área degradada em Aquidauana, graças a TAC firmado com o MPMS
- 16 de Abril de 2025 Lançado programa para fortalecimento dos Guarani Kaiowá
- 16 de Abril de 2025 Leilão do Detran-MS tem Corolla com lance inicial de pouco mais de R$ 10 mil
- 16 de Abril de 2025 Lagoa Misteriosa inicia temporada 2025 com novidades, estrutura renovada e natureza em destaque
- 16 de Abril de 2025 Corumbá é destaque na Mostra Aqui Tem SUS com experiência em Auditoria em Saúde